Como disse em outro post, o objetivo desta coleção não é de ser uma grande e completa coleção de Opalas, mas um apanhado de modelos raros e curiosos.
E esse Projeto 01, traz o mais raro e curioso dos meus Opalas. Uma pequena aberração, algo tão obscuro que até a poucos anos atrás eu nem sabia que existia.
Há uns 4 anos atrás, fuçando o Mercado Livre, dei de cara com um anúncio de um suposto Opala SS 72 4 portas ... Nunca tinha ouvido falar disso. Na decáda de 90 eu tive um Opala SS 71 (carro que mercerá um post um dia desses) 4 portas. Fiquei com esse carro por 10 anos. Conhecia quase todos os outros Opalas SS 71. E nunca tinha ouvido falar de SS 72 4 portas.
Não fazia nenhum sentido a GM ter feito um SS 72 4 portas. Afinal o Coupe havia sido apresentado em 1971 como modelo 1972 e o SS sedan sairia rapidamente de cena, razão pela qual ele era tão raro ...
Mas o fato é que um sujeito tinha anunciado um carro como SS 72 4 portas. Eu tinha que investigar ...
O tal SS 72 4 portas, conforme o anúncio ....
O tempo passou e eu não esqueci deste carro. Até que no começo deste ano encontrei o telefone do vendedor e ele continuava com o carro.
Fui então pesquisar a veracidade do carro.
A única pista era um número de chassi exclusivo para o SS 72 4 portas ... Mas onde acharia uma prova documental de que esse número de chassi era autêntico ? Achei num manual da GM:
Estava lá ...
Enquanto o SS 71 tinha o chassi iniciado por 51769, o SS 72 tinha 2 opções para início de chassi: 57692 ou 57872 ... O primeiro era destinado a SS 72 4 portas ... O bicho existia mesmo !!!!
O documento não deixava dúvidas: 57692BB103321 !
E o pior, o carro sequer era uma das primeiras unidades da Linha 1972, como poderia se supor. Era o 3.321o. Opala 1972 fabricado. Ou seja, realmente era uma opção e não apenas uma aberração que sobrou de uma linha para outra.
Quantos foram feitos ?? Acho que nunca saberemos .....
Bom, carro comprado ... Nos 4 anos que passou tomando chuva e sol a aparência piorou bem:
Trouxemos o carro para São Paulo e aí poderia tentar resolver outra dúvida: qual seria a cor original do carro ....
Na oficina dos Orlandini com apenas algumas raspagens chegamos no Verde Sevilha !!
Já fico imaginando esse carro verde com as faixas pretas ... Tanta vontade de ver pronto, que aceleramos a restauração dele ....
Conseguimos a maior parte de lataria 0km. Laterais traseiras, capô do motor, tampa de porta malas, paralamas, portas, saias .... Quase tudo novo.
E o corta corta começou:
Tem bastante trabalho pela frente. Mas é um carro que vale a pena ser feito pela raridade que ele é ... E uma forma de preservar um pedaço ultra obscuro da história dos Opalas !
Abraços,
Badolato
Badolato, que achado! Essa empreitada eu quero acompanhar de perto! Parabéns e grande abraço!
ResponderExcluirLuís,
ExcluirÉ uma mosca verde não ?rsss
Abraços
Nossa mãe !!
ResponderExcluirUm SS 72-72 e Verde Sevilha ainda por cima...
Só tu mesmo, Alê !
Esse é RARO DOS RAROS !!
Vou ficar de olho por aqui...
Abraço grande direto dos Pampas, tchê !
Mas bah ...
ExcluirManda umas pecinhas pra ele que são bem vindas ..
Abração
Oba! Museu do Opala!!! Maravilha!
ResponderExcluirNem tanto Gui, nem tanto ... rsssss
ExcluirAbração
Amigo, só por curiosidade, vc sabe onde este carro foi tirado novo?
ResponderExcluirNão faço idéia. Abraços
ExcluirBom dia Badolato ,
ResponderExcluirParabéns pela aquisição , fico feliz em saber que este carro caiu em boas mãos , certamente voltará aos seus dias de glória após o trabalho de restauração. O Comodoro que aparece ao lado SS na foto seria um 1978 com o interior Chateau?
Boa sorte nessa difícil empreitada .
Abraço
Amigo so uma dúvida se ele eh as 72 saiu com banco individual e 4 marchas no assoalho?
ResponderExcluirAmigo so uma dúvida se ele eh as 72 saiu com banco individual e 4 marchas no assoalho?
ResponderExcluir