terça-feira, 20 de maio de 2014

Projeto 01 - Opala SS 72 4 portas - 57692 - Atualização 01

Caros,

Primeira atualização da restauração do SS 72 4 portas.

Estava pensando aqui ... Apesar de já ter restaurado uns 30 carros até hoje, esse é o primeiro Opala ... Todavia algumas poucas peças eu guardei há muitos anos atrás, como essas letras Opala da traseira, NOS, que tenho há 24 anos guardadas. Pena que não estão completas.

Letras Opala da lateral traseira

A tinta verde sevilha já foi desenvolvida, a partir de um pedaço do carro que ainda tinha pintura original.

Verde Sevilha: no meio do caminho entre o abacate e o catarro ....

Falando em Verde Sevilha, quanto mais se mexe no carro, mais verde aparece. Olhem o assoalho:



Como deu para notar as caixas de rodas já foram substituídas. O restante das peças de lataria continua chegando .... Hoje foram as laterais traseiras e a tampa do porta malas:


Tem muito chão ainda, mas estamos evoluindo bem ...

Abraços,

Badolato

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Cena insólita ...

Foi vista na última sexta-feira em Santo Amaro ... 2 Gran Luxo 1971 em um posto de gasolina ... Acho que nem em 1971 uma cena dessas era provável ... Me lembro que os Gran Luxo sempre eram raros de serem vistos na rua ....


Abraços,

Badolato

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Projeto 01 - Opala SS 72 4 portas - 57692

Caros,

Como disse em outro post, o objetivo desta coleção não é de ser uma grande e completa coleção de Opalas, mas um apanhado de modelos raros e curiosos.

E esse Projeto 01, traz o mais raro e curioso dos meus Opalas. Uma pequena aberração, algo tão obscuro que até a poucos anos atrás eu nem sabia que existia.

Há uns 4 anos atrás, fuçando o Mercado Livre, dei de cara com um anúncio de um suposto Opala SS 72 4 portas ... Nunca tinha ouvido falar disso. Na decáda de 90 eu tive um Opala SS 71 (carro que mercerá um post um dia desses) 4 portas. Fiquei com esse carro por 10 anos. Conhecia quase todos os outros Opalas SS 71. E nunca tinha ouvido falar de SS 72 4 portas.

Não fazia nenhum sentido a GM ter feito um SS 72 4 portas. Afinal o Coupe havia sido apresentado em 1971 como modelo 1972 e o SS sedan sairia rapidamente de cena, razão pela qual ele era tão raro ...

Mas o fato é que um sujeito tinha anunciado um carro como SS 72 4 portas. Eu tinha que investigar ...

O tal SS 72 4 portas, conforme o anúncio ....


O tempo passou e eu não esqueci deste carro. Até que no começo deste ano encontrei o telefone do vendedor e ele continuava com o carro.

Fui então pesquisar a veracidade do carro.

A única pista era um número de chassi exclusivo para o SS 72 4 portas ... Mas onde acharia uma prova documental de que esse número de chassi era autêntico ? Achei num manual da GM:




Estava lá ...

Enquanto o SS 71 tinha o chassi iniciado por 51769, o SS 72 tinha 2 opções para início de chassi: 57692 ou 57872 ... O primeiro era destinado a SS 72 4 portas ... O bicho existia mesmo !!!!



O documento não deixava dúvidas: 57692BB103321 !

E o pior, o carro sequer era uma das primeiras unidades da Linha 1972, como poderia se supor. Era o 3.321o. Opala 1972 fabricado. Ou seja, realmente era uma opção e não apenas uma aberração que sobrou de uma linha para outra.

Quantos foram feitos ?? Acho que nunca saberemos .....

Bom, carro comprado ... Nos 4 anos que passou tomando chuva e sol a aparência piorou bem:





Trouxemos o carro para São Paulo e aí poderia tentar resolver outra dúvida: qual seria a cor original do carro ....

Na oficina dos Orlandini com apenas algumas raspagens chegamos no Verde Sevilha !!





Já fico imaginando esse carro verde com as faixas pretas ... Tanta vontade de ver pronto, que aceleramos a restauração dele ....

Conseguimos a maior parte de lataria 0km. Laterais traseiras, capô do motor, tampa de porta malas, paralamas, portas, saias .... Quase tudo novo.



E o corta corta começou:





Tem bastante trabalho pela frente. Mas é um carro que vale a pena ser feito pela raridade que ele é ... E uma forma de preservar um pedaço ultra obscuro da história dos Opalas !

Abraços,

Badolato



Projeto 02 - Opala SS 73 vermelho escarlate

Caros,

Segue o primeiro projeto apresentado aqui. O Projeto 02 ... Ué, mas se é o primeiro projeto porque é Projeto 2 ????

Na verdade o Projeto 01 já está em processo, mas é uma história bem mais cumprida. E eu ainda aguardo o cidadão que me vendeu o carro me mandar os documentos, novela que já dura quase 4 meses. Assim que estiver tudo OK (ou não) ponho um post aqui sobre o Projeto 01.

Mas o assunto é o Projeto 02 - Opala SS 1973 vermelho escarlate.

De uns anos para cá os Opalas SS6 de fábrica se escassearam muito. Na verdade, os SS6 de 1974 a 1980 sempre foram escassam já que a grande maioria dos SS era SS4.

Mas como Opala em cada esquina você vê um, temos uma sensação de fartura que não é real. Esses Opalas são muito raros. Foram feitos poucos e sobraram menos ainda.

Aí chega alguém e diz: "Pega um SS4 e põe um motor 6 que dá na mesma, vai ficar se prendendo por conta de um dígito na numeração de chassis ??"

Se o objetivo for ter um carro para curtir apenas, ótimo. Faça isso. Mas não mate um SS4, pegue um Opala qualquer e faça um clone bem feito, do jeito que você quiser.

Porém se o objetivo é uma coleção, é preservar a história, preservar os carros, você tem que restaurar ele exatamente como veio de fábrica, tanto configuração de chassi como a COR do carro ....

Como os Opalas não trazem a cor original do carro na plaqueta, boa parte dos que os restauram pintam de uma cor qualquer do ano do carro. Eu sou radicalmente contra. Acho que o carro tem que ter a cor que saiu de fábrica.

Os Opalas tinham uma farta oferta de cores, e isso também deve ser presevado. Senão daqui a pouco vamos ter mais opalas amarelos e laranjas do que a GM fez na década de 70 ...

Mas vamos lá ,,, O Projeto 02 é um SS 73 vermelho escarlate, recém adquirido na cidade de Canoinhas - SC. O carro tem boa estrutura mas terá que ser totalmente reconstruído.

Seguem fotos de hoje do SS na oficina.





Uma pequena obra pela frente, não ?

Abraços,

Badolato
  

Uma pequena coleção de Opalas raros

Caros,

Sou relativamente conhecido pela minha obsessão dodgística, pela coleção de Dodges, pelo Museu do Dodge e pelas restaurações que faço. Os Dodges são minha paixão.

Porém eu fui criado no meio de Dodges e Opalas. Aliás mais no meio de Opalas até ... E tenho um carinho especial por eles, além de uma grande atração por modelos específicos.

Eu, em Jaguariúna-SP em 1971, com o Opala 1970 do meu pai e Dart 1971 do meu saudoso avô

Durante a minha cruzada Dodgística que completará 25 anos em Janeiro próximo, tive alguns Opalas e acabei encontrando alguns projetos interessantes.

E agora que estou conseguindo organizar um pouco estes projetos, resolvi colocar aqui neste blog a minha pequena coleção de Opalas. Não esperem nada parecido com o que eu fiz com os Dodges, mas relatos, pesquisas e restaurações de alguns carros.

Abraços,

Badolato